ANATA – ASSOCIAÇÃO DOS NATURAIS E AMIGOS DE ÁGUEDA

A ANATA – Associação dos Naturais e Amigos de Águeda é uma organização não governamental cultural. Foi fundada a 16 de junho de 1980 e adquiriu o estatuto de interesse público a 15 de janeiro de 1993. Encontra-se sediada na União de Freguesias de Águeda e Borralha, Águeda – Portugal. Os seus principais objetivos prendem-se com a “salvaguarda do património arquitectónico, cultural, desportivo e afectivo, a protecção do meio ambiente, a defesa da qualidade de vida do concelho de Águeda e a manutenção das tradições, apoiando e dinamizando iniciativas nesse sentido” (Junta de Freguesia de Águeda e Borralha, 2014). Em 2002 e em 2005 foi-lhe atribuída menção honrosa por parte da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente. Anualmente promove ainda o prémio Judeu de ouro, que distingue o mérito de cidadãos e instituições aguedenses perante a comunidade.
Internamente divide-se em três departamentos: Departamento de História e Património (DHP), Departamento de Genealogia e Departamento de Fotografia e Colecionismo. Possui uma biblioteca com cerca de 4278 documentos e um arquivo fotográfico com cerca de 16199 fotografias. Em 2014, a ANATA contava ainda com várias coleções a seu cuidado: moedas, postais, selos, cartões telefónicos e caixas de fósforos.
A ANATA é ainda editora dedicada à publicação de livros de temática alusiva à História de Águeda. Estes evocam acontecimentos, figuras ilustres do concelho, ações nacionais e além-fronteiras, dos quais são exemplo títulos como Do teatro que houve em Águeda (Deniz Ramos, 2001), As margens de um rio (Silva Henriques, 2002) e Segadães: das origens ao foral Manuelino (Américo Figueira, 2002).