IX Encontro Nacional de Investigação em Música

IX ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA

IX Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM 2019)

Organizado pela Sociedade Portuguesa de Investigação em Música entre os dias 14 a 16 de novembro de 2019 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa

Painel Sons e Memórias de Aveiro – modos de fazer, de sentir e de dialogar no processo de construção de um arquivo de som para uma região

Grupo SOMA– Ana Flávia Miguel, Artur Calado, Pedro Aragão, Susana Sardo e Victor Marques

Universidade de Aveiro – INET-md

O projeto SOMA (Sons e memórias de Aveiro) está a ser desenvolvido no departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro/INET-md, e tem por base a construção de um laboratório vivo de memória dedicado à música e ao som da região de Aveiro que sirva objetivos de inovação no âmbito da transformação social e da produção académica.  

Neste painel pretendemos refletir sobre alguns aspetos que nos parecem singulares no projeto. O uso de práticas de investigação partilhada que envolvem a criação de um grupo de pesquisa formado por investigadores e membros da comunidade, com especial ênfase para indivíduos em situação de reforma, constitui uma destas particularidades. No projeto Skopeofonia – projeto que inspirou o SOMA – foram integrados jovens músicos desempregados na equipa de investigação. O sucesso desta experiência levou-nos a adotar práticas e modos de fazer idênticos, através do envolvimento de membros da comunidade com interesses efetivos no tema central do projeto

A proximidade de uma conferência e exposição sobre rádio – intitulada Rádio Con:vida –  organizada pelo INET-md polo Aveiro, criou imediatamente uma demanda que logo foi entendida como um possível ponto inicial para a construção do arquivo. Esta situação trouxe ao processo de investigação uma variável nova: a necessidade de cumprimento de prazos que não se adequam ao modelo habitual de pesquisa para o qual o tempo é um ingrediente fundamental para a consolidação de rotinas de trabalho geradas pela própria dinâmica do grupo.

Este painel procura assim oferecer uma primeira reflexão sobre o processo de investigação que o SOMA tem vindo a desenvolver. Nela se enquadra, para além da apresentação do projeto,  o testemunho auto-biográfico sobre a experiência de dois investigadores não académicos no processo de mediação entre a academia e a comunidade, a análise do processo de adequação de práticas de investigação partilhada quando aplicadas ao diálogo com as instituições de governo local e finalmente a experiência de construção de um documentário audiovisual sobre rádios locais enquanto primeiro resultado no processo de construção de um arquivo de sons e de memórias para uma região.

 

Resumo das comunicações
(Clique no título de cada comunicação para ler um resumo sobre a mesma)

O projeto SOMA (sons e memórias de Aveiro) tem por base a construção de um espaço físico e digital de memória dedicado à música e ao som da região de Aveiro (centro litoral de Portugal).  O projeto teve início em Julho de 2018 e conta com uma equipa transdisciplinar constituída por indivíduos provenientes de áreas científicas e de atuação diversas como são a etnomusicologia, a arquivística, o design, a informática, a engenharia de som e a produção musical incluindo, ainda, membros da comunidade não académica uma vez que integra como investigadores e investigadoras sujeitos aposentados aos quais são atribuídas bolsas de investigação (BTI).  Esta comunicação procura partilhar e discutir o modo como o processo de formação de um grupo de pesquisa colaborativa se organiza à escala de uma cidade e de uma região (Unidade Territorial Estatística de Nível III (NUT III) do Baixo Vouga. Divide-se em três partes: na primeira será apresentada a região para a qual o SOMA foi concebido; na segunda será apresentado o modo como a proposta SOMA foi pensada do ponto de vista prático e teórico; na terceira partilhamos as dinâmicas que se geraram em torno da criação de um grupo de pesquisa colaborativa com o perfil que inicialmente foi definido.

O projeto SOMA- Sons e Memórias de Aveiro tem por objetivo a criação de um arquivo sonoro que se singulariza por uma metodologia de investigação partilhada, nomeadamente pela integração de indivíduos que fossem elementos ativos e interventivos na vida social, cultural e musical da região, e que constituiu um dos requisitos principais na seleção de investigadores-bolseiros para o projeto. Com experiências profissionais prévias na área de engenharia, e portanto, com vivências em gestão estratégica, operacional e de recursos humanos, os dois investigadores tiveram também vivências práticas na parte musical, com forte participação em agrupamentos musicais da região de Aveiro.

Um dos primeiros desafios colocados prendeu-se com a capacidade de integração numa equipa multidisciplinar, congregando competências diversas, que incluem, nomeadamente, valências em etnomusicologia, design e tecnologias multimédia. Para além disso, essa integração englobou também a adaptação a metodologias de trabalho em que se elegem a receptividade a opiniões diversas, a flexibilidade,  a informalidade e a autonomia responsável – para dar alguns exemplos – como características privilegiadas.

A facilidade de auscultação dos elementos da comunidade abordados no trabalho até agora realizado, nomeadamente para a elaboração do documentário sobre a rádio na região de Aveiro, constituiu sinal evidente da sua receptividade e colaboração com a equipa de campo, reflectiu o entendimento global do projecto, criando-se na referida comunidade expectativas de êxito que todos desejamos. Para este desiderato, a colaboração dos investigadores-bolseiros foi determinante na consecução dos objectivos.

 Nesta comunicação apresenta-se um relato sobre as expectativas, satisfações, conquistas e desafios dos dois profissionais de engenharia inseridos no referido projeto de investigação e o modo como a sua integração no ambiente de trabalho e na equipa do projecto foi conseguida com sucesso. 

Em artigo publicado na revista Ethnomusicology em 2012, Carolina Landau e Janet Fargion advogam que a etnomusicologia caminha cada vez mais para a ideia de “arquivamento pró-ativo”. Em contraposição ao ideal positivista e etnocêntrico da musicologia comparada – formulador de “arquivos nacionais” de cunho muitas vezes colonialista – a disciplina apontaria, nas últimas décadas não apenas para uma quebra de fronteiras entre pesquisadores e comunidades, como também para a própria construção coletiva – com ampla participação de diversos setores sociais – de arquivos sonoros. Experiências como o projeto Musicultura desenvolvido em parceria com a comunidade da Maré no Rio de Janeiro por Samuel Araújo e o projeto Skopeofonia desenvolvido por Susana Sardo e Ana Flávia Miguel com jovens cabo-verdianos no bairro da Cova da Moura em Lisboa são exemplos práticos deste tipo de abordagem aplicados a contextos brasileiros e portugueses.

Com metodologia inspirada nestes dois exemplos, o projeto SOMA tem um desafio que o singulariza: seu escopo de atuação não está restrito a um bairro ou comunidade, mas abrange nada menos do que os onze municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Esta comunicação apresenta reflexões sobre os desafios de implementação de um projeto de investigação partilhada que abrange uma dimensão territorial tão ampla, e inclui as seguintes questões: de que forma lidar com a pluralidade de interesses – políticos, ideológicos, econômicos e sociais – na constituição de um arquivo sonoro por parte de diferentes instituições e comunidades locais?; de que forma lidar com coleções e colecionadores particulares no que diz respeito à temas como direitos de autor, propriedade intelectual e acessibilidade do material sonoro?; como estabelecer uma rede de representatividade no âmbito dos diversos municípios que justifique o caráter de investigação partilhada do projeto?

Rádio Con:vida é um evento organizado pela Universidade de Aveiro – através do projeto SOMA – a Fábrica de Ciência Viva e a UNESPAR que inclui uma conferência e uma exposição sobre rádio. Neste evento pretende-se destacar a importância da rádio como arquivo e o seu papel nos itinerários globais das comunidades em língua portuguesa colocando em diálogo os investigadores e os protagonistas envolvidos em diferentes experiências sobre este meio de comunicação. A importância que a rádio tem para o projeto SOMA tornou inevitável a incorporação do evento Rádio Con:vida nas atividades do próprio projeto. Assim, a possibilidade de iniciar um trabalho de pesquisa sobre o papel das rádios locais em Aveiro e sobre o modo como as pessoas constroem redes de afetos que moldam a sua ligação com a região transformou-se num desafio.

No decorrer do projeto Skopeofonia (2013-2015), a produção de conteúdos audiovisuais constituiu uma ferramenta importante na construção de conhecimento partilhado devido à plataforma de diálogo que oferece. Deste modo, a possibilidade de o grupo SOMA conceber um documentário sobre rádio na região configurou-se como uma oportunidade para iniciar o processo de construção do arquivo de sons e de memórias em Aveiro e, ao mesmo tempo, produzir um importante núcleo expositivo para a Radio Con:vida

Nesta comunicação pretendo refletir sobre o modo como a participação inesperada na Rádio Con:vida teve impacto na dinâmica do grupo de pesquisa constituído por investigadores académicos e não académicos, de perfil participativo, no qual habitualmente o tempo desempenha um papel fundamental na construção de conhecimento coletivo.

Galeria

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