GRUPO ETNOGRÁFICO E CÉNICO DAS BARROCAS

O Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas (GECB) é uma associação etnográfica fundada a 13 de setembro de 1981, data que marca o início de uma atividade ininterrupta. Constituiu-se formalmente como associação a 30 de janeiro de 1990 e foi-lhe atribuído o estatuto pessoa coletiva de utilidade pública em 1991. Encontra-se sediada no Edifício Fernando Távora, nas salas 3 e 5, na União das Freguesias de Glória e Vera-Cruz, em Aveiro – Portugal. O grupo é constituído por cerca de 50 elementos, na sua maioria amadores. Desde a sua fundação, tem-se apresentado em vários pontos do país e além-fronteiras, nomeadamente em Espanha e França. É membro da Fundação INATEL. Tem por objetivo preservar e divulgar as artes, costumes e ofícios da cidade de Aveiro.
Os trajes utilizados em performance convergem nas tradições aveirenses, mimando tricanas, salineiras, marnotos, pescadores, mordomos e parceiras, homens do gabão, vendedeiras de ovos moles e meias senhoras como algumas das figuras típicas representadas.
A música bebe, de igual modo, inspiração no imaginário aveirense, através de temáticas relacionadas com a ria, os moliceiros, as salinas, os santos padroeiros ou os bairros da cidade, bem como quadros de antigas revistas levadas a cena no Coliseu dos Recreios, Lisboa – Portugal, pelo Grupo Cénico do Clube dos Galitos nos anos 1940 e 1950. Além de ser interpretada pelas vozes do grupo, é acompanhada por um grupo instrumental residente, composto por acordeão, saxofone, clarinete, trompete, baixo elétrico e bateria. Em função do contexto da performance ou da música, este pode ser adaptado, assumindo diferentes formas na prática.
O SOMA documentou, em julho de 2019, a sua participação no evento Festa da Botadela, realizado nas marinhas da Troncalhada, Aveiro, e promovido pela Câmara Municipal de Aveiro.