GRUPO FOLCLÓRICO DA CASA DO POVO DE CACIA

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia autodefine-se como uma organização comunitária sem fins lucrativos. Foi fundada a 1 de dezembro de 1978 e encontra-se sediada em Cacia, Aveiro – Portugal. Tem como objetivo “fazer reviver e preservar as Tradições Culturais de toda a Região do Baixo Vouga e Zona Vareira” (Folclore de Portugal, 2009). Faz parte da Federação do Folclore Português desde 23 de dezembro de 1980.
É organizador de vários eventos anuais de ordem etnográfica em Cacia, nomeadamente do Festival Luso-Galaico de Folclore de Cacia, e de ações de formação integrada em etnografia através da Escola de Etnografia da Casa do Povo de Cacia, com quem partilha sede.
Ao longo da sua atividade em participado em festivais de folclore nacionais e internacionais, tendo-se apresentado, inclusive, em Espanha e França. Apresentou-se também em diversas ocasiões na televisão nacional.
Os trajes utilizados pelo grupo são cópias dos que eram utilizados na região de Aveiro e em particular, de Cacia, nos séculos XVIII, XIX e XX, destacando-se exemplares de trajes ricos, trajes de trabalho do campo e do rio e de trajes de romaria. Estes valeram-lhe inclusive galardões nacionais.
O repertório interpretado pelo grupo incide em viras, canas verdes e modinhas de roda. Estas, na sua génese, “eram dançadas nos serões que se faziam em Cacia , a caminho das romarias da região, no final dos trabalhos do campo e aos domingos, nos adros das capelas” (Folclore de Portugal, 2009).