Manuel Teles

MANUEL TELES

Manuel Teles nasceu a 2 de março de 1935 na freguesia de São Salvador, Ílhavo – Portugal. Foi criador e locutor da chamada Rádio Faneca, cabina de transmissão de discos que funcionou a partir dos anos 1950 no centro de Ílhavo e na Costa Nova, tendo feito parte do imaginário e das memórias afetivas dos moradores da região. Para além de locutor foi também operário da Fábrica Vista Alegre, também em Ílhavo, tendo iniciado as suas atividades em 1956 e exercido a sua profissão até o ano de 1989.  

Em entrevista concedida ao projeto SOMA no dia 12 de março de 2019 na sua residência na Estrada das Oliveiras, Ílhavo, o sr. Manuel Teles discorreu sobre as origens da rádio Faneca, a sua programação musical, interação com a sociedade e outros episódios pitorescos relacionados com as memórias sonoras da sua antiga cabina de transmissão.  

Neste vídeo o sr. Manuel Teles nos fala sobre o começo da Rádio Faneca na década de 1950, sua função social para os habitantes de Ílhavo e da Costa Nova e sobre a precariedade das condições técnicas da época.  

A Rádio Faneca era uma cabine de transmissão focada essencialmente em música e publicidade. Neste trecho o sr. Manuel Teles fala sobre alguns dos anúncios mais marcantes do período, como o da Chapelaria Costa – “chapéus e bonés que todo mundo gosta”.  

Durante muitos anos as músicas “Ponte do Rio Kwai” e “Toque de silêncio– Taps” marcavam respectivamente o início e o final das transmissões da Rádio Faneca nos meses de verão na Costa Nova. Aqui o sr. Manuel Teles recria estes genéricos que fizeram parte das memórias afetivas dos moradores da região 

 

CONTACTOS  Entre em contacto connosco

SOMA • Arquivo de Sons
Memórias de Aveiro

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
+351. 234 370 389 deca-soma@ua.pt