PROJECTO
O projeto SOMA tem por base a construção de um espaço físico e digital
de memória dedicado à música e ao som na região de Aveiro que sirva
simultaneamente objetivos de inovação, de transformação social, de
criação de produtos turísticos e de produção académica. Alinhado com as
mais recentes políticas da UNESCO, que incluem a herança sonora como
Património Imaterial da Humanidade, o projeto SOMA pretende ser um
laboratório vivo construído coletivamente e de forma partilhada pela
comunidade em conjunto com os investigadores, colocando a investigação
e o desenvolvimento ao serviço dos cidadãos.

Metodologia
O SOMA faz uso de práticas de investigação partilhada em particular da pesquisa-ação participativa através de:- promoção de um diálogo intenso com instituições públicas e privadas ligadas à dinamização cultural e artística da região (escolas de música, bandas musicais, grupos folclóricos, orquestras, associações, etc);
- consolidação de um grupo de pesquisa formado por investigadores e membros da comunidade com especial ênfase para indivíduos em situação de reforma (promoção do envelhecimento ativo).
Resultados esperados para a região de Aveiro
No final do projeto esperamos alcançar resultados académicos (publicação de artigos, apresentação em congressos, organização de eventos cientí!cos) e resultados práticos, pensados e dedicados à cidade e à região de Aveiro, nomeadamente:- Construção de um arquivo físico de sons e memórias na região de Aveiro. Mais do que um simples repositório, a ideia é construir um “arquivo vivo”, com ampla participação da comunidade local tanto no processo de escolha dos itens a serem arquivados, quanto na própria gestão do arquivo.
- Construção de um arquivo digital, a ser disponibilizado à população através de um website especialmente construído para tal !m e alojado na UA.
- Elaboração de roteiros patrimoniais de sons e memórias da região de Aveiro com o objetivo de incrementar o turismo (académico, cultural, entre outros).
- Elaboração de um mapa e de um calendário sonoro da cidade (por exemplo, um calendário com os principais eventos e festas locais.
- Contribuição para o envelhecimento ativo através da construção de uma rede de voluntários e de bolseiros séniores que participarão em todas as atividades desenvolvidas pelo SOMA.
- Criação de projetos artísticos (concertos, exibições, performances) baseados numa seleção de materiais coletados.
Apoios
Foram apoiantes do SOMA para efeitos de candidatura as seguintes entidades: CIRA, Câmara Municipal de Ílhavo, Banda Amizade, D’Orfeu, Filarmonia das Beiras, Museu de Etnomúsica da Bairrada, Gemda, Orfeão de Ovar Academia de Saberes de AveiroEQUIPA
A equipa do projeto SOMA é constituída por uma equipa pluridisciplinar que inclui mais de 20 membros das mais diversas áreas científicas.
Clique nas fotos dos membros do projeto para saber um pouco mais sobre sobre cada um e o seu papel no projeto SOMA.

VITOR MARQUES
INVESTIGADOR

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
fritzkan@gmail.com
(+351) 234 370 389 (ext. 23700)
Natural da Figueira da Foz, 71 anos, licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Fez parte do Orfeão Universitário do Porto e após conclusão da licenciatura continuou a sua ligação à Associação dos Antigos Orfeonistas daquela Universidade participando, até à presente data, nas actividades da Orquestra de Tangos desta Associação, como guitarrista e cantor.
Na sua actividade profissional leccionou Matemática no Ensino Secundário desde 1973 a 1978, ano em que passou para os quadros da Portucel,E.P. na fábrica de Cacia. Aí desempenhou funções de chefia de produção e conservação, e de direcção comercial na área do papel kraftsaco até 2010, ano em que passou à situação de reforma.
Fez parte da Orquestra Típica e Coral de Águeda de 1980 a 1985, como executante de guitarra clássica.
Integrou em 1985 o Grupo Coral da Segurança Social em Aveiro e, posteriormente, o Coral Polifónico de Aveiro, de que foi fundador e presidente da Direcção. Ainda nesta Associação fundou em 1990 o Grupo de música popular “Tiro-Liro” sendo o seu responsável artístico até 1996, ano em que se extinguiu o referido Grupo.
Em 2010 ingressou na Academia de Saberes de Aveiro, onde ainda se encontra, fazendo parte do seu Grupo de Bandolins e Cantares Populares. Também aí fez parte do Grupo Coral da Academia e lecionou guitarra clássica para iniciados academistas.
Integra a Associação Cultural e Gastronómica “Confraria de São Gonçalo”, sendo seu vice-presidente. Desde 1992 que nela participa como guitarrista e cantor.
Em Fevereiro de 2019, após concurso, foi integrado como bolseiro técnico de investigação no projecto SOMA – Sons e Memórias de Aveiro, elaborado pelo Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos de Música e Dança, polo de Aveiro.

MARIA DO ROSÁRIO PESTANA
DOUTOR INTEGRADO | PROFESSORA AUXILIAR

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
rosariopestana@ua.pt
(+351) 234 370 389 (ext. 23700)
Maria do Rosário Pestana é Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro. É doutorada em Etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa. Tem desenvolvido trabalho de investigação sobre processos de documentação e arquivo de música, folclorização, música e migração, música de expressão local e associativismo musical. Nos últimos anos, publicou o livro “Armando Leça e a Música Portuguesa (1910-40)” e coordenou a edição de livros tais como “Indústrias da música e arquivos sonoros em Portugal” (2014, com Manuel Deniz Silva), “Vozes ao alto: Cantar em coro em Portugal (1880-2014)” (2014), “Cantar no Alentejo: a terra, o passado e o presente” (2017, com Luísa Tiago de Oliveira).
Actualmente coordena os projetos I&D financiados pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia: “A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018)” (PTDC/CPC-MMU/5720/2014) e “Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI” (31782/02/SAICT/2017).

ISAAC RAIMUNDO
INVESTIGADOR

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
isaac.raimundo@gmail.com
(+351) 234 370 389 (ext. 23700)
Isaac Raimundo é licenciado em Produção e Tecnologias da Música, com especialização em acústica previsional. A sua atividade profissional tem-se desenvolvido na área da electroacústica, em particular no desenvolvimento de equipamento de leitura e digitalização de discos de 78 r.p.m. Atualmente, frequenta o Plano Doutoral em Etnomusicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde investiga a influência que a transição da tecnologia de gravação sonora mecânica para a eletromecânica teve nas práticas musicais.

AOIFE HINEY
DOUTOR INTEGRADO | PÓS-DOC

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
aoife@ua.pt
(+351) 234 370 389 (ext. 23700)
Aoife Hiney concluiu o Doutoramento em Música em 2017 e o Mestrado em Música (Performance – Direção Coral) na Universidade de Aveiro. Tem um Honours Degree em Educação Musical do Trinity College, Dublin.
Estudou direção coral com António Vassalo Lourenço (PT), Bernie Sherlock (IE), David Brophy (IE), Ite O’Donovan (IE), Lilla Gabor (HU) Marco António da Silva Ramos (BR), Neil Ferris (UK) e Vasco Negreiros (PT).
Foi maestrina assistente do coro de câmara New Dublin Voices, várias vezes premiado ao nível internacional. Fundou em 2012 o coro de câmara Voz Nua em Aveiro, e em 2015 a Associação Voz Nua. Maestrina dos quatro coros integrados na Associação Voz Nua, também dirigiu o Coro Slava (Universidade Nova de Lisboa), o Coro de Academia de Saberes (Aveiro), e também colaborou com o coro masculino Graduale (Aveiro) como maestrina convidada.
Integrou a Comissão Nacional da Sociedade de Kodály, Irlanda e atualmente está envolvida no Centro Kodály de Portugal, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Educação Musical. A sua experiência enquanto professora de música vai desde o ensino básico até ao universitário.
É directora artística do FICA (Festival Internacional de Coros, Aveiro), e assistente de direção do festival ZêzereArts.
É co-coordenadora do LABEAMUS – Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Músicas da Universidade de Aveiro -, membro da equipa editorial do ÍMPAR – Online Journal for Artistic Research, e investigadora no projeto SOMA – Sons e Memorias de Aveiro, financiado pela FCT.

ANA FLÁVIA MIGUEL
DOUTOR INTEGRADO | INVESTIGADORA AUXILIAR

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
anaflavia@ua.pt
(+351) 234 370 389 (ext. 23700)

ANDREIA DUARTE
INTEGRADA | INVESTIGADORA JÚNIOR

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
andreiasduarte@ua.pt
(+351) 234 370 389 (ext. 23700)
Frequentou masterclasses com Jean-Yves Formeau, Stephane Laporte, Tjako van Schie, Henk van Twillertt, Roberto Benitez, Pablo Coelho, Ties Mellema, Joseph Murphy, Mario Marzi e Nacho Gascón. Integrou também vários agrupamentos de música de câmara e orquestras. Trabalhou com diversos maestros: Alex Schillings, Carlos Marques, Alberto Roque, Ernst Schelle, José-Ignacio Petit, Nigel Clarke, Mark Heron, entre outros. Acompanhou, com diversos agrupamentos, músicos como Paulo de Carvalho, Henri Bok, Henrique Portovedo, Fernando Ramos, Fanfarra Káustika, Brigada Victor Jara, Fausto, João Bettencourt da Câmara, The Lengendary Tigerman, Capicua, entre outros.
De 2012 a 2018 exerceu atividades pedagógicas em diferentes projetos e escolas de música.
Foi bolseira do INET-md entre maio de 2018 e janeiro de 2021, tendo-se dedicado à investigação e catalogação de várias coleções de discos de goma-laca doadas ao Museu da Universidade de Aveiro. Integra, desde 2018 o projeto SOMA – Sons e Memórias de Aveiro e, desde 2021, o projeto Liber|Sound. Atualmente é bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, encontrando-se a desenvolver o projeto “Atlas 78: Caminhos para a recuperação de uma memória sonora portuguesa a partir da Coleção goma-laca da Universidade de Aveiro”.

PEDRO ARAGÃO
DOUTOR INTEGRADO | INVESTIGADOR AUXILIAR

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
pmaragao@ua.pt
(+351) 234 370 389 (ext. 23700)

GAËLLE PILLAULT
MESTRANDA EM DESIGN | INVESTIGADORA DO ID+

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
g.pillault@gmail.com
(+351) 234 370 389 (ext. 23700)
Gaëlle Pillault é designer. Tem uma formação profissional que começou muito antes da sua formação académica, um percurso ‘invertido’ que resulta de uma curiosidade e de uma liberdade de fazer e de aprender, de aprender a fazer. Depois de um longo período de trabalho na área da aviação, que a levou a viajar e a viver experiências singulares, teve a necessidade, a curiosidade e o desejo de seguir uma profissão mais criativa. A sua paixão pelas artes visuais levaram-na a estudar design gráfico em Montreal (Canadá), onde recebeu uma formação eficaz e sólida. Decidiu aprofundar esta área do saber na Universidade de Aveiro, na qual concluiu o mestrado em Design em 2019 com a dissertação intitulada “ Rádio con:vida – Contributos do design da concepção à realização da exposição”. Atualmente é bolseira de investigação na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro/Universidade de Aveiro, onde desenvolve projetos em design de exposições no âmbito da representação do conhecimento.

ANTÓNIO SANTOS
ASSISTENTE TÉCNICO | SBDIM UA

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
ajsantos@ua.pt
(+351) 234 370 346 (ext.22380)
Funcionário da Universidade de Aveiro (UA) desde 2004. O seu primeiro contato com o trabalho de digitalização das coleções da UA, ao cuidado dos SBIDM – Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia, aconteceu apenas em 2011, aquando do seu ingresso nestes serviços. Teve inicialmente como tarefa, a digitalização e catalogação de cartazes da coleção Madeira Luís.
Em finais de 2012, com a doação à UA de 6000 discos goma laca de música portuguesa, pelo editor e colecionador José Moças, dá-se início ao trabalho de digitalização dos referidos discos, o que inclui trabalho de som, de imagem e de catalogação.
Atualmente, apesar da digitalização fazer parte das suas principais tarefas, participa igualmente na montagem de exposições.
Paralelamente, dá apoio técnico nos serviços de Biblioteca e de Arquivo (SBIDM), da Universidade de Aveiro.

LUÍS FILIPE BORGES
MESTRANDO EM COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA | INVESTIGADOR

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
luisborges@ua.pt
(+351) 234 370 389 (ext. 23700)
Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro. É, desde 2019, mestrando em Comunicação e Multimédia, pela Universidade de Aveiro, no ramo de audiovisual.
Fotógrafo e Videógrafo.
É membro de vários projetos musicais em Aveiro, na sua maioria situados no âmbito da música popular e da música regional.
Colaborador contratado de vários projetos na Universidade de Aveiro, desde o UA-coopera ao INET-md , no projeto SOMA e na produção e edição do Documentário “Aveiro: Memórias da Rádio”
Colaborou na conferência internacional Rádio Con:vida (2019, UA).

RUI RAPOSO
DOUTOR INTEGRADO DIGIMEDIA | PROFESSOR AUXILIAR

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
raposo@ua.pt
(+351) 234 370 389 (ext. 23700)
Rui Raposo é licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação e doutorado em Ciência e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro. É atualmente professor auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e investigador integrado do DigiMedia onde desenvolve trabalho sobre a utilização de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) no ciclo da experiência da visita a um museu e nos desafios inerentes ao trabalho em torno do património imaterial.

CRISTINA CORTÊS
DOUTOR INTEGRADO | DOCUMENTALISTA

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
ccortes@ua.pt
(+351) 234 370 389 (ext. 23700)

ANTÓNIO VASSALO LOURENÇO
PROFESSOR ASSOCIADO

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
vassalo.lourenco@ua.pt
(+351) 234 370 389 (ext. 23724)

JORGE CASTRO RIBEIRO
DOUTOR INTEGRADO | PROFESSOR AUXILIAR

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
jcribeiro@ua.pt
(+351) 234 370 389 (ext. 23700)
É doutorado em Música (Etnomusicologia) pela Universidade de Aveiro onde é Professor Auxiliar, Director dos Mestrados em Música e Ensino de Música e membro da Comissão Executiva do Departamento de Comunicação e Arte. Investigador de vários projectos financiados pela FCT e outras entidades, realiza investigação científica sobre música e práticas musicais em Portugal continental, na Madeira, em Cabo Verde e no Brasil a partir de enfoques multidisciplinares com base na etnomusicologia, na musicologia histórica, nos estudos de música popular e nos estudos culturais. Nestes contextos desenvolve trabalho de campo e pesquisa em arquivos e centros de documentação.
Os seus domínios principais de interesse científico são a música no espaço lusófono, a música cabo-verdiana, a música em Portugal, a migração, os estudos poscoloniais, a música e educação e a música e dança como património cultural imaterial. Tem publicações a nível nacional e internacional, incluindo livros, artigos, ensaios e gravações etnográficas e apresentou comunicações académicas em Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, Moçambique e África do Sul. Paralelamente à actividade académica de investigação em música, desde há duas décadas desenvolve regularmente actividade pública de divulgação musical em concertos de música erudita. Foi membro do Conselho de Administração da Fundação Casa da Música entre 2013 e 2018.

CLÁUDIA ALBINO
DOUTOR INTEGRADO DO ID+

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
c.albino@ua.pt
(+351) 234 370 389 (ext. 23700)
Cláudia Albino é doutorada em Design, em 2015, pela Universidade de Aveiro, com o tema: “Os sentidos dos Lugares. Valorização da identidade do território pelo design”, é mestre em Design e Marketing, em 2001, pela Universidade do Minho, e licenciada em Arquitectura, pela Universidade do Porto em 1988.
É professora auxiliar da Universidade de Aveiro no 2º e 3º ciclo de estudos do Curso de Design e do Mestrado em Criação Artística Contemporânea; é directora do Mestrado em Design da UA; é investigadora do ID+/FCT sendo a sua principal área de investigação Design e Território e coordenadora do grupo UA-Ria de Aveiro.
Tem desenvolvido projectos de valorização das identidades dos territórios pelo design, através da revitalização de técnicas artesanais, identificando localmente saberes significantes dos lugares e ressignificando-os através de novos sistemas de produtos e serviços glocais, amplificadores antropológicos da vida dos lugares. Neste âmbito tem participado em vários congressos e internacionais e publicado em revistas e livros da especialidade. É autora do livro “À procura de Práticas Sábias. Design e Artesanato na significação dos Territórios” publicado em 2017, com o qual obteve, em 2018, o 1º Prémio de Investigação sobre Artesanato em Portugal, tendo sido nomeada em Agosto de 2018, pelo júri português, para o Prémio Investigação Ibero-Americano.
Foi docente do Curso de Design de Interiores na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos de 1994 a 2009. E, de 1989 até 2009 desenvolveu em simultâneo actividade projectual no atelier Albino, Marta & Cardielos, representado em várias exposições de arquitectura, e distinguido, entre outros prémios, com dois primeiros prémios e um segundo prémio em concursos públicos de arquitectura em Portugal.

ARTUR CALADO
INVESTIGADOR

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
artur.calado@sapo.pt
(+351) 234 370 389 (ext. 23700)
Natural de Avanca, 68 anos, licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, MBA pelo Institut Français de Gestion e PMP do Project Management Institute. A actividade profissional de engenharia abrangeu o desenvolvimento de sistemas de telecomunicações na ex-Portugal Telecom, actualmente Altice, a direcção de sistemas de informação na CEM (Companhia de Electricidade de Macau) e a direcção executiva de uma associação empresarial de Aveiro– Inova-Ria. As funções desempenhadas iniciaram-se com o desenvolvimento tecnológico e, subsequentemente, ao longo da carreira, incluíram a direcção técnica, gestão departamental e administração empresarial.
Teve também oportunidade de colaborar com o DETI da UA, como docente e com o IT, como investigador.
A ligação à música, em termos práticos, começou na infância e prolongou-se até à jovem adolescência como praticante de violino, participando em saraus de âmbito local. Mais tarde, já na idade adulta, integrou, como guitarrista e subsequentemente como técnico de som, um grupo de música rock de Aveiro (Kzars/Mandrágora). Actualmente, integra os grupos corais da Academia de Saberes e Voz Pop.
Em Fevereiro de 2019, após concurso, foi seleccionado como bolseiro técnico de investigação no projecto SOMA – Sons e Memórias de Aveiro, elaborado pelo Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos de Música e Dança, polo de Aveiro.

ÁLVARO SOUSA
PROFESSOR AUXILIAR

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
alvarosousa@ua.pt
(+351) 234 370 389 (ext. 23759)

JOAQUIM SOUSA PINTO
DOUTOR INTEGRADO | PROFESSOR AUXILIAR

Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
jsp@ua.pt
(+351) 234 370 389 (ext. 23700)
Joaquim de Sousa Pinto é professor auxiliar da Universidade de Aveiro, Portugal. Foi co-responsável do projecto “Sistema de Informação para Biblioteca e Arquivo Digitais” (SInBAD), programa de investigação e desenvolvimento, integrado na medida “Biblioteca Digital da Universidade de Aveiro” do programa Aveiro-Digital 2003-2006. Atuou como coordenador de projecto “ContactUA”, programa de investigação e desenvolvimento, integrado na medida “Contacto Ciência” do programa Aveiro-Digital entre os anos de 2003 e 2006. Foi responsável pelo projecto do “Arquivo Bibliográfico Científico” (e-ABC), Instituto de Investigação da Universidade de Aveiro, integrado na mesma medida do programa Aveiro-Digital 2003-2006.

SUSANA SARDO
PROFESSORA ASSOCIADA

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
ssardo@ua.pt
(+351) 234 370 389 (ext. 23700)
Susana Sardo é Professora Associada de Etnomusicologia na Universidade de Aveiro e Professora Visitante da Cátedra Cunha Rivara na Universidade de Goa /India. É doutorada em Etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa. Desde 1987 tem desenvolvido trabalho de investigação sobre Goa e sobre música e lusofonia. Os seus interesses de investigação incluem música e pós-colonialismo, música no espaço lusófono, incluindo Portugal onde tem igualmente desenvolvido trabalho de investigação sobre processos de folclorização, música e pós-ditadura e arquivos de som e imagem.
É autora do livro Guerras de Jasmim e Mogarim: Música, Identidade e Emoções em Goa (Texto 2010) que recebeu, em 2012, o Prémio Cultura da Sociedade de Geografia de Lisboa. As suas outras publicações incluem a coordenadora da colecção Viagem dos Sons (Tradisom 1998), e a co-edição de Historical Sources of Ethnomusicology in Contemporary Debate (Cambridge Scholars Publishing 2017).
Em 2008 foi nomeada representante de Portugal no Conselho de Curadores na Fundação Cultural Europamusicale, com sede em Munique e em 2017 foi eleita co-chair do Study Group of Historical Sources do International Council for Traditional Music. É coordenadora, na Universidade de Aveiro, do pólo do Instituto de Etnomusicologia (INET-md).

ANTOINE CURINIER
TÉCNICO DE SOM

Após obter a licenciatura em Sociologia em Grenoble (França), Antoine Curinier estudou design de som. Trabalhou na definição da identidade sonora de uma estação de rádio local em Montpellier (França) através da criação de jingles e patchworks de som.
Viveu durante 3 anos nos EUA e está agora a desfrutar do estilo de vida português em Aveiro. Através de um contrato com o município de Aveiro, Antoine está a trabalhar como técnico de som para o Instituto de Etnomusicologia (INET-md, Universidade de Aveiro) no projecto SOMA – Sons e Memórias de Aveiro. Aí, está a gravar, editar e misturar diferentes paisagens sonoras para construir um arquivo sonoro da região de Aveiro.

ALEXANDRE CUROPOS
MESTRANDO

Alexandre Curopos é mestrando pela Universidade de Aveiro no ramo de Etnomusicologia e Estudos em Música Popular, com licenciatura em Educação Musical pela Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto em 2019, dentro da qual, frequentou, igualmente, num ano de intercâmbio o Conservatório Giuseppe Verdi de Milão, nomeadamente, os cursos de Educação Musical e Canto Jazz. Com formação de linguagem jazz e de música improvisada ao nível da voz pela Escola de Jazz do Porto, na qual, à data, é professor de canto. É também maestro assistente do Coro de Pequenos Cantores de Gondomar, no qual acumula também a função de professor de classe conjunto. Tem como particulares interesses de investigação arquivos digitais, música na comunidade, etnomusicologia aplicada, etnografia audiovisual e construção democrática de conhecimento em música. Atualmente integra o projeto de recuperação, digitalização e salvaguarda da coleção António Breda, em colaboração com a Câmara Municipal de Águeda.

CONSTANÇA OCHOA
MESTRANDO

Constança Ochoa, natural de Coimbra, é licenciada em Biologia pela Universidade de Coimbra e em Canto Jazz pela Universidade de Évora. De momento é estudante de mestrado em Etnomusicologia e Estudos em Música Popular pela Universidade de Aveiro, e desenvolve projetos musicais da sua autoria, com enfoque na voz. Está inserida no projeto de recuperação, digitalização e salvaguarda da coleção António Breda, em colaboração com a Câmara Municipal de Águeda.

DANIEL DOMINGUES
MESTRANDO

Daniel Domingues é mestrando pela Universidade de Aveiro no ramo de Etnomusicologia e Estudos em Música Popular. É mestre em ensino de música – formação musical e música de conjunto – pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (2020) e licenciado em música – saxofone – pela Universidade de Aveiro (2016). Mesmo após a conclusão da sua tese de mestrado – Abordagem Musical ao Desenvolvimento Cognitivo e Social de Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo- o mesmo continua a desenvolver e aplicar a mesma em diversas escolas da região do pinhal interior em núcleos de necessidades educativas especiais. Tem vindo a desempenhar papéis de docência de formação musical, coro, orquestra e classes de improvisações em diversas escolas de artes e conservatórios do país assim como direção de dois coros diocesanos . Atualmente faz parte do grupo e projeto de recuperação, digitalização e salvaguarda da coleção António Breda, um convénio firmado entre a Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal de Águeda.

JOÃO VALENTIM
BOLSEIRO DE INVESTIGAÇÃO EM VÍDEO


HIUB SCHIPPERS
COLABORADOR

Professor Huib Schippers has a long and diverse history of engagement with the music industry, including performance, education, trade and research. Hailing from a family of western classical music industry professionals but trained as an Indian sitar player, he proceeded with (partially overlapping) careers in performance, education, research, journalism, the record trade, arts policy, community engagement, project management, and senior leadership.
He ran a record business in Amsterdam (1986-1993), wrote on music for national newspapers and a specialist magazine he started (1980-1990), founded the World Music School in Amsterdam (1990-1996), worked in and with conservatoires in The Netherlands, Scandinavia and the UK (1998-2003), and was a driving force behind establishing the World Music & Dance Centre in Rotterdam (2001-2006), recognition of creative outputs in the Australian research landscape (2005-2010), and approaching music sustainability in new ways through the large-scale international collaboration Sustainable futures for music cultures: Towards an ecology of musical diversity (2009-2014), funded by the Australian Research Council (soundfutures.org).
From 2003-2015, Schippers was the inaugural Director of Queensland Conservatorium Research Centre at Griffith University in Brisbane, Australia, from where he has led over a dozen innovative projects bringing together research, education, performance, and community engagement, including four editions of Encounters (2005, 2007, 2010, and 2013), explorations of cultural meetings between cultures (qcrcevents.com).
Published widely in five languages, his 2010 Oxford University Press monograph ‘Facing the music: Shaping music education from a global perspective’ is now used worldwide as a standard work on cultural diversity in music education. A major edited volume on music and sustainability worldwide , co-edited with Catherine Grant, will be published by Oxford University Press in October 2016.

REGINA ABREU
COLABORADOR

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
(+351) 234 370 389 (ext. 23700)
Regina Abreu é professora Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional), Bolsista de Produtividade do CNPq 2; Pós-Doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2012/2013). Atuou como pesquisadora visitante no Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Aveiro (2014 e 2016); no “Institut de Recherche Interdisciplinaire sur les Enjeux Sociaux-IRIS”(2010); Especialização em “Recherches en Sciences Sociales” na EHESS, Paris. Orientadora de Mestrado e Doutorado com 118 orientações concluídas e dez (10) orientações em andamento, sendo que duas delas em regime de co-tutela com a Université de Avignon e a Universidade Lusófona. Integrante do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social/UNIRIO (certificado pela CAPES/área Interdisciplinar), Líder do Grupo de Pesquisa CNPq “Memória, Cultura e Patrimônio”, Coordenadora do Projeto “Patrimonialização das Diferenças e Processos Decoloniais em Territórios de Colonização Portuguesa” (CNPq), Consultora Internacional do Projeto SOMA (Inet-md-Universidade de Aveiro); Coordenadora do Observatório de Patrimônio Cultural do Sudeste (Faperj); Coordenadora do Projeto Museus do Rio (Faperj) www.museusdorio.com.br.
Produção disponível em: www.reginaabreu.com

JOSÉ ALBERTO SALGADO
DOUTOR COLABORADOR

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
zeal.musica@gmail.pt
(+351) 234 370 389 (ext. 23700)
José Alberto Salgado e Silva trabalha com etnomusicologia e educação musical desde a conclusão de seu mestrado em 2000, após uma trajetória extensa de atuação como instrumentista, arranjador e compositor. Entre 2001 e 2005, sua pesquisa etnográfica de doutoramento examinou o tema da profissionalização, com estudantes universitários de música no Rio de Janeiro. Tópicos interligados de técnica, ética, estética e economia – no exercício da profissão e nos estudos de música – continuam a ser investigados nos cursos que leciona, na orientação de pesquisas e nos escritos resultantes, em interlocução com estudantes e colegas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e, desde abril de 2015, na Universidade de Aveiro (Portugal), onde atua como professor visitante e investigador colaborador do INET-md.

DARIO RANOCCHIARI
COLABORADOR

Departamento de Antropología Social
Facultad de Filosofía y Letras
Campus Universitario de Cartuja
18071 Granada
España
darioranocchiari@ugr.es
(+351) 234 370 389 (ext. 23700)
I am a professor of Social Anthropology at Universidad de Granada and an ethnographer devoted to a transdisciplinary approach that include participatory audiovisual and creative methods. I have been trained in humanities, anthropology and ethnomusicology in Italy, Spain and Portugal. I lived and conducted ethnographic research in Portugal, Brazil, Argentina and Colombia. Between 2015 and 2017 I worked as postdoc researcher at Dep.to de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro (Portugal). I am affiliated to Instituto de Migraciones (Universidad de Granada) and associate researcher of INET-md Instituto de Etnomusicologia (Portugal). I am an editor of JAVEM Journal of Audiovisual Ethnomusicology, a newly established peer-reviewed streaming journal of ethnomusicological film and video sponsored by the Society for Ethnomusicology. I have done long term fieldwork in Portugal (2002-2004) and Colombia (2010-2013), mainly on the relationships between ethnicity and music in contexts highly influenced by migrations, and in Andalusia (2017-2021), on the traces of Andalusí heritage in contemporary music videos. I also conducted shorter research periods in Italy, Argentina, Andalusia and Cape Verde. My research in Colombia have been published in several articles in peer-reviewed journals and a monographic book (Paraíso y frontera, ICANH, 2020). My actual research project is related to the participatory production of ethnographically grounded music videos. A Visual Ethnography Journal special issue on the topic have been published in 2020 (co-edited with E. Giorgianni), and a feature documentary film on the videomaking of 3 music videos in Granada will be released in Spring 2022 (Videmusicking Al Ándalus, 72′, prod. Fondazione Giorgio Cini, Venice).