Projeto

PROJECTO

O projeto SOMA tem por base a construção de um espaço físico e digital de memória dedicado à música e ao som na região de Aveiro que sirva simultaneamente objetivos de inovação, de transformação social, de criação de produtos turísticos e de produção académica. Alinhado com as mais recentes políticas da UNESCO, que incluem a herança sonora como Património Imaterial da Humanidade, o projeto SOMA pretende ser um laboratório vivo construído coletivamente e de forma partilhada pela comunidade em conjunto com os investigadores, colocando a investigação e o desenvolvimento ao serviço dos cidadãos.

Metodologia

O SOMA faz uso de práticas de investigação partilhada em particular da pesquisa-ação participativa através de:
  1. promoção de um diálogo intenso com instituições públicas e privadas ligadas à dinamização cultural e artística da região (escolas de música, bandas musicais, grupos folclóricos, orquestras, associações, etc);
  2. consolidação de um grupo de pesquisa formado por investigadores e membros da comunidade com especial ênfase para indivíduos em situação de reforma (promoção do envelhecimento ativo).

Resultados esperados para a região de Aveiro

No final do projeto esperamos alcançar resultados académicos (publicação de artigos, apresentação em congressos, organização de eventos cientí!cos) e resultados práticos, pensados e dedicados à cidade e à região de Aveiro, nomeadamente:
  1. Construção de um arquivo físico de sons e memórias na região de Aveiro. Mais do que um simples repositório, a ideia é construir um “arquivo vivo”, com ampla participação da comunidade local tanto no processo de escolha dos itens a serem arquivados, quanto na própria gestão do arquivo.
  2. Construção de um arquivo digital, a ser disponibilizado à população através de um website especialmente construído para tal !m e alojado na UA.
  3. Elaboração de roteiros patrimoniais de sons e memórias da região de Aveiro com o objetivo de incrementar o turismo (académico, cultural, entre outros).
  4. Elaboração de um mapa e de um calendário sonoro da cidade (por exemplo, um calendário com os principais eventos e festas locais.
  5. Contribuição para o envelhecimento ativo através da construção de uma rede de voluntários e de bolseiros séniores que participarão em todas as atividades desenvolvidas pelo SOMA.
  6. Criação de projetos artísticos (concertos, exibições, performances) baseados numa seleção de materiais coletados.

Apoios

Foram apoiantes do SOMA para efeitos de candidatura as seguintes entidades: CIRA, Câmara Municipal de Ílhavo, Banda Amizade, D’Orfeu, Filarmonia das Beiras, Museu de Etnomúsica da Bairrada, Gemda, Orfeão de Ovar Academia de Saberes de Aveiro

EQUIPA

UNIVERSIDADE DE AVEIRO

A equipa do projeto SOMA é constituída por uma equipa pluridisciplinar que inclui mais de 20 membros das mais diversas áreas científicas.

Clique nas fotos dos membros do projeto para saber um pouco mais sobre sobre cada um e o seu papel no projeto SOMA.

Vitor Marques
Rosário Pestana
Isaac Raimundo
Aoife Hiney
Ana Flávia Miguel
Andreia Duarte
Pedro Aragão
Gaëlle Pillault
António Santos
Luis Filipe Borges
Rui Raposo
Cristina Cortês
Antonio Lourenço
Jorge Castro Ribeiro
Claudia Albino
Artur Calado
Álvaro Sousa
Joaquim Sousa Pinto
Susana Sardo
Antoine Curinier
Bio
1
WhatsApp Image 2022-02-11 at 12.05.04
JoaoValentim
CONSULTORES INTERNACIONAIS
Huib Schippers
Regina Abreu
INVESTIGADORES DE OUTRAS INSTITUIÇÕES
José Alberto Salgado
Dario Ranocchiari

CONTACTOS  Entre em contacto connosco

SOMA • Arquivo de Sons
Memórias de Aveiro

Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
+351. 234 370 389 deca-soma@ua.pt